Título do Blog

Mensagem de Boas Vindas

ADVERTÊNCIA NA BÍBLIA

" ALEGRAI-VOS SEMPRE, ORAI SEM CESSAR. POR TUDO DAI GRAÇAS, POIS ESTA É A VONTADE DE DEUS A VOSSO RESPEITO, EM CRISTO JESUS. NÃO EXTINGAIS O ESPÍRITO; NÃO DESPREZEIS AS PROFECIAS. DISCERNI TUDO E FICAI COM O QUE É BOM. GUARDAI-VOS DE TODA ESPÉCIE DE MAL" (1Ts 5,16-22).




segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

ILHÉUS QUER SER CENTRO DOS 100 ANOS DE JORGE AMADO

As comemorações já começaram a ser programadas em diversos lugares do Brasil e do mundo. Para o presidente da Fundação Cultural, Maurício Corso, Ilhéus é o cenário vivo das obras de Jorge, por isso a cidade estará inserida direta ou indiretamente nas comemorações.
      A expectativa é de que toda esta movimentação em torno de Jorge Amado e de Ilhéus dê mais visibilidade à cidade, impulsionando setores como os da cultura e turismo. A programação das comemorações é vasta e inclui diversos setores. jorge amado
      A Rede Globo de Televisão elaborou pauta com diversas reportagens e documentários sobre Jorge Amado, com gravações em Ilhéus, que serão veiculadas no Jornal Hoje, Jornal Nacional e em um especial do programa Globo Repórter.
      Já em processo de produção, na mesma emissora, com estreia prevista para agosto, está a minissérie Gabriela Cravo e Canela, inspirada na obra de mesmo nome e que tem como cenário e personagens a cidade de Ilhéus.
      Durante o Carnaval, Jorge Amado também receberá diversas homenagens. Em Salvador, o tema da festa popular será “O País do Carnaval”, nome de um dos livros do escritor. Já em São Paulo, ele será o tema da Escola de Samba Mocidade Alegre.
      Na Sapucaí
      No Rio de Janeiro, Jorge Amado volta a aparecer como temática da Escola de Samba Imperatriz Leopodinense, e aparece também no enredo da escola de Samba Salgueiro, que terá como tema a Bahia. O desfile será transmitido pela Globo Internacional para mais de 180 países.
      A Rede Bandeirantes de Televisão também já iniciou uma série de gravações sobre Ilhéus e o escritor. O Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, será o primeiro destino da exposição “Jorge, Amado e Universal”, que comemora o centenário do escritor.
      A mostra será aberta ao público em 27 de março. Após a capital paulista, a mostra seguirá para Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Buenos Aires. Ilhéus também se prepara para o centenário de Jorge Amado com eventos entre os dias 5 a 12 agosto, mês de aniversário do escritor.
      A festa terá shows de artistas nacionais, feira literária internacional, festivais de teatro, dança e música, além de um gastronômico. Outra proposta é transformar simbolicamente Ilhéus, no dia 10 de agosto, na capital da Bahia.
      A ideia foi apresentada ao governador Jaques Wagner e as providências já estão sendo tomadas para atender o pleito. Tudo o que está sendo planejado para o centenário de Jorge Amado pode ser conferido através do site www.centenariojorgeamado.com.br
      .

UESC DIVULGA RESULTADO DO VESTIBULAR 2012

A UESC divulgou o resultado do vestibular 2012. Confira agora mesmo se seu nome está na lista.(Clique e veja)
Quem passou , no primeiro e no segundo semestres letivos de 2012, deve comparecer ao Colegiado de seu Curso, no período de20 a30 de março de 2012, e de17 a31 de agosto de 2012, respectivamente, para proceder a confirmação da matrícula e receber o comprovante.

COMITIVA DA FIFA FARÁ NOVA VISITA A ILHÉUS

Uma nova comitiva composta por membros da Federação Internacional de Futebol (FIFA) e da Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa do Mundo na Bahia (Secopa) visita Ilhéus na próxima sexta-feira (03 de fevereiro).

O grupo fará vistorias em aparelhos que podem ser usados para seleções que venham se hospedar e treinar em Ilhéus. No roteiro, estão o estádio Mário Pessoa, o Canabrava Resort Hotel e o Hotel Jardim Atlântico.

Os técnicos da FIFA estudarão a capacidade do município sediar um Centro de Treinamento de Seleções (CTS).

Conta a favor da cidade a existência de porto, aeroporto e de hotéis de luxo. Pesam contrário, os baixos investimentos em mobilidade urbana, a pouca capacidade do aeroporto, que fecha ao menor sinal de chuva e as péssimas condições do estádio Mário Pessoa.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

HOMILIA DE BENTO XVI Festa da Conversão de São Paulo Basílica de São Paulo Fora dos Muros

Queridos irmãos e irmãs


Com grande alegria dirijo a minha afetuosa saudação a todos os que se reuniram na basílica na festa da Conversão de São Paulo, para celebrar a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, este ano vamos celebrar o quinquagésimo aniversário a abertura do Concílio Vaticano II, o Beato João XXIII anunciou nesta Basílica, a 25 de janeiro de 1959. O tema proposto para nossa meditação sobre a Semana de Oração é agora concluiu: "Vamos todos ser transformados pela vitória de Jesus Cristo, nosso Senhor" (cf. 1 Cor 15, 51-58).
O significado desta transformação misteriosa, que fala a segunda leitura breve, esta tarde, admiravelmente apresentado na história pessoal de St. Paul. Após o evento extraordinário que teve lugar no caminho de Damasco, Saulo, que foi distinguido pelo zelo com que perseguia a Igreja primitiva foi transformada em um apóstolo incansável do Evangelho de Jesus Cristo. No caso deste evangelista extraordinário torna-se claro que esta transformação não é o resultado de uma longa reflexão interior, e não o resultado do esforço pessoal. É principalmente o trabalho da graça de Deus que trabalhou de acordo com suas maneiras misteriosas. Assim, São Paulo, escrevendo à comunidade de Corinto, alguns anos depois de sua conversão, ele diz, como ouvimos na primeira passagem dessas Vésperas: "Pela graça de Deus sou o que sou, ea sua graça para comigo não foi tem frustrado "(1 Cor 15, 10). Além disso, considerando-se cuidadosamente a vicissitude de São Paulo, entendemos como a transformação que ele experimentou em sua vida não se limita ao plano ético-como a conversão da imoralidade à moralidade, ou intelectual como uma mudança na própria maneiracompreender a realidade, é antes uma renovação radical de si mesmo, similar, em muitos aspectos, um renascimento. Uma transformação semelhante é baseada na participação no mistério da morte e ressurreição de Jesus Cristo, e delineia um caminho gradual de moldá-lo. À luz dessa consciência, quando Paul, então, ser chamado para defender a legitimidade de sua vocação apostólica e anunciar o Evangelho, ele diz: "Eu vivo, mas sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. E minha vida agora tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim "(Gal 2, 20).
Experiência pessoal que permitiu que Paulo viveu esperar com esperança razoável de alcançar esse mistério de transformação, que dizem respeito a todos aqueles que acreditaram em Jesus Cristo e toda a humanidade e toda a criação. Na segunda leitura curta que foi proclamado nesta tarde, Paul, após o desenvolvimento de uma longa discussão para fortalecer os fiéis a esperança da ressurreição, usando imagens tradicionais da literatura apocalíptica contemporânea que ele descreve no breve grande dia do julgamento, que marca o destino da humanidade: "Em um instante, num piscar de olhos quando a última trombeta soar ... os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados" (1 Co 15, 52). Naquele dia, todos os crentes serão conformados com Cristo e tudo o que é corruptível será transformado pela Sua glória: "Devemos, diz São Paulo, que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revista da imortalidade" ( v. 15, 53). Então, finalmente, o triunfo de Cristo será completa, porque, diz São Paulo mostrando como cumprir as profecias antigas das Escrituras, a morte é definitivamente vencido, e com ele, o pecado que os trouxe ao mundo ea lei que define o pecado sem a força para superá-la: "A morte foi tragada na vitória. / Onde está, ó morte, a tua vitória? / Onde está, ó morte o teu aguilhão? / O aguilhão da morte é o pecado, ea força do pecado é a lei "(vv. 54-56). São Paulo nos diz, portanto, que todos os homens pelo batismo na morte e ressurreição de Cristo, participa na vitória dele antes de todos os espancaram até a morte, começando uma jornada de transformação que ocorre a partir de agora em novidade de vida e atingir sua plenitude no fim dos tempos.
É significativo que a passagem conclui com uma ação de graças: "Graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo" (v. 57). A canção da vitória sobre a morte torna-se um hino de ação de graças elevado para Victor. Também, esta noite, celebrando a noite para louvar a Deus, nós unimos as nossas vozes, nossas mentes e corações para este hino de ação de graças pelo que a graça de Deus operou em o apóstolo dos gentios e para o maravilhoso plano de salvação que Deus Pai fez a nós pelo Senhor Jesus Cristo. À medida que levantar a nossa oração, esperamos também ser transformados e conformados à imagem de Cristo. Isto é verdadeiro em uma maneira especial de oração pela unidade dos cristãos. Na verdade, quando nós imploramos o dom da unidade entre os discípulos de Cristo, apoiamos o desejo expresso por Jesus Cristo na véspera de sua paixão e morte na sua oração ao Pai: "Que todos sejam um" (Jo 17, 21 ). Por este motivo, a oração pela unidade dos cristãos não é nada mais do que a participação na realização do plano divino para a Igreja, e participação ativa pela restauração da unidade é um dever e uma responsabilidade para todos.
Ainda hoje experimentando a dolorosa situação da divisão, os cristãos podem e devem olhar com esperança para o futuro, como a vitória de Cristo significa para superar tudo o que nos impede de compartilhar a plenitude da vida com ele e com o outras. A ressurreição de Jesus confirma que a bondade de Deus vence o mal, e amor além da morte. Ele se junta a nós na luta contra a força destrutiva do pecado que prejudica a humanidade e toda a criação de Deus. A presença de Cristo ressuscitado chama todos os cristãos a agir juntos na causa do bem. Unidos em Cristo, somos chamados a partilhar a sua missão, que é trazer esperança onde dominam a injustiça, ódio e desespero. Nossas divisões fazer o nosso testemunho de Cristo é menos brilhante. A meta da plena unidade, esperamos uma esperança activa e para o qual rezamos com confiança, é uma vitória não secundário, mas importante para o bem da família humana.
Na cultura dominante, hoje, a idéia de vitória é freqüentemente associada com o sucesso imediato. Na perspectiva cristã, no entanto, a vitória é um processo longo, e os nossos olhos humanos não são sempre lineares de transformação e crescimento no poço. A vitória ocorre de acordo com o tempo de Deus, não no nosso tempo, e exige de nós uma profunda fé e perseverança. Embora o reino de Deus definitivamente quebrou a história da ressurreição de Jesus não é ainda plenamente realizado. A vitória final só acontecerá com a segunda vinda do Senhor, aguardamos com esperança do paciente.Além disso, as nossas esperanças para a unidade visível da Igreja deve ser paciente e confiante. Esta disposição significado apenas completa a nossa oração eo nosso compromisso diário com a unidade dos cristãos. A atitude de esperar paciente não significa passividade ou resignação, mas pronto e atento a qualquer possibilidade de comunhão e de fraternidade que o Senhor nos dá.
Neste clima espiritual, dirijo-me alguns cumprimentos específicos, primeiro cardeal arcipreste Monterisi, da basílica, o abade e da comunidade de monges beneditinos, que está hospedando nós. Saúdo o Senhor Cardeal Koch, presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, e todos os colaboradores desta Congregação. Dirijo a minha saudação cordial e fraterna a Sua Eminência o Metropolita Gennadios, representante do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, eo Rev. Canon Richardson, representante pessoal em Roma do arcebispo de Canterbury, e todos os representantes das diversas Igrejas e comunidades eclesiais aqui reunidos esta tarde.Além disso, estou particularmente feliz por saudar alguns membros do grupo de trabalho por expoentes de diversas Igrejas e comunidades eclesiais presentes na Polônia, que preparou o material para a Semana de Oração deste ano, a que me expressar a minha gratidão e desejo de continuar no caminho da reconciliação e frutífera colaboração, bem como membros do Fórum Cristão Global, que estes dias estão em Roma para reflectir sobre a crescente participação de novos membros no movimento ecumênico. E Saúdo também o grupo de alunos do Instituto de Bossey Conselho Mundial Ecumênico das Igrejas.
Na intercessão de São Paulo quer confiar em todos aqueles que pela sua oração e compromisso, trabalhando pela causa da unidade cristã. Embora às vezes você pode ter a impressão de que o caminho para a plena restauração da comunhão é ainda muito longo e cheio de obstáculos, convido todos a renovar a sua determinação em buscar, com coragem e generosidade, que irá conduzir de Deus, seguindo o exemplo de São Paulo, que, com todos os tipos de dificuldades, ele sempre manteve uma firme confiança em Deus, que cumpre seu trabalho. Além disso, desta forma, não faltam sinais positivos de uma nova fraternidade e um senso compartilhado de responsabilidade para os grandes problemas que afligem o nosso mundo. Tudo isso é motivo de alegria e grande esperança, e deve encorajar-nos a continuar nosso compromisso de se reunir para a linha de chegada, sabendo que nossos esforços não são em vão no Senhor (cf. 1 Cor 15, 58). Amem..

© Copyright 2012 - Libreria Editrice Vaticana

 Quarta-feira 25 de janeiro de 2012

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Campanha da Fraternidade de 2013

Fraternidade e Juventude. Este será o tema da Campanha da Fraternidade de 2013. A escolha foi feita nesta quarta-feira, dia 15, pelo Conselho Episcopal Pastoral, que está reunido desde ontem na sede da CNBB. O tema foi proposto pelo Setor Juventude da CNBB, que recolheu cerca de 300 mil assinaturas junto aos jovens do Brasil. O lema será escolhido na próxima reunião do Consep.
O Setor da Mobilidade Humana da CNBB apresentou e defendeu o tema do tráfico de pessoa humana e o trabalho escravo. Outros temas foram apresentados, mas não receberam votos.
Esta será a segunda Campanha da Fraternidade sobre a Juventude. A primeira foi realizada em 1992 com o lema “Juventude, caminho aberto”.
A escolha dos temas da Campanha da Fraternidade é feita com antecedência de dois anos.

Fonte: http://www.diocesedeilheusba.com

Campanha de Fraternidade de 2012

A Campanha de Fraternidade de 2012 já tem seu tema. Será “Fraternidade e saúde pública”. A escolha foi feita hoje, 23, pelo Conselho Episcopal Pastoral da CNBB (Consep), que esteve reunido na sede da Conferência desde ontem. O tema da saúde foi apresentado pela Pastoral da Saúde, respaldado por um abaixo-assinado com 142 mil assinaturas. A decisão do Consep foi unânime. No segundo semestre, o Conselho definirá o lema que deverá acompanhar o tema.

Solicitação da Comunidade ao Bispo Diocesano - CAPELANIA SÃO PAULO APÓSTOLO - Diocese de Ilhéus


AO BISPO COM CARINHO

Nosso amigo e Pastor Dom Mauro Montagnoli, queremos neste momento agradecer a Deus pelo dom de sua vida e fazer uma prece ao Pai pela sua vocação,  pois, ontem Deus nosso Pai permitiu que celebrasse a missa dos seus 41 anos de vida presbiteral. Nós, humildes servos do vosso pastoreio aqui na Capelania S.Paulo Apóstolo não poderíamos deixar passar em branco esta data tão importante na nossa Diocese a caminho do seu primeiro centenário. Assim, queremos te parabenizar e dizer da nossa gratidão de te-lo como pai e pastor deste rebanho.
Mais hoje queremos também aproveitar a vossa ilustre presença no meio de nós para dizer do esforço grande que esta Capelania vem fazendo para a realização de seu sonho, que não é só a reforma e ampliação da Igreja, mas vai além disso, reformar, ampliar para nós é relativamente fácil, mais o nosso grande sonho é que após 35 anos de caminhada completando nesta festa( oficialmente estou contando a partir das santas missões de 1976) percebemos que chegou a nossa vez de nos tornamos Paróquia, pois, aqui a comunidade sozinha já mantém o seu padre residente, pagamos em dias as prestações do nosso carro,que o Senhor autorizou a comprar, contribuímos mensalmente na formação dos futuros padres da Diocese com nossa ajuda simples,mas é ajuda ao ITI, mantemos alguns estudantes na Escola de Teologia para Leigos, são vários os nossos grupos, pastorais e movimentos, já temos os nossos livros de batismo, crisma, e casamentos próprios, temos os nossos conselhos econômico e pastoral, formamos agora novos ministros extraordinários da comunhão eucarística (depois preciso marca com o Senhor a data de posse deles),  devolvemos dez por cento do nosso dizimo a Cúria Diocesana, e  já estamos fazendo estudo de criação de algumas comunidades em torno da Av.Princesa Isabel, Rua Anisio Pereira, Rua Santa Inês, entrada pela Av. Itabuna, a própria Ponta da Pedra, Alto da Cascalheira, Rombudo, só para citar algumas das futuras comunidades...Nos últimos 03 anos nós somos a Igreja em Ilhéus que mais cresceu, tanto na dimensão do número de fieis como na dimensão do dizimo...(começando comigo já somos 225 dizimistas) e não poderia deixar de citar aqui que desta comunidade a Igreja Católica Apostólica Romana já recebeu 04 padres, sem falar no saudoso  Pe.Luiz Mario que era da região.
Lembro ainda que temos a Irmã Marinalva. Queremos deixar esta nossa reflexão para o Senhor, nosso amado Pastor pensar e quem sabe, em 2013 na grande Festa dos 100 anos da Diocese, o Senhor possa nos agraciar com o  este presente. 

Que Deus te inspire hoje e sempre e muito obrigado  pela presença animadora aqui entre nós.
Festa de São Paulo 2012.
Preces e Paz
Pe. José Alvino de Cristo

Avenida Princesa Isabel, 222- CEP. 45.653-660 Ilhéus-Bahia
CGC. 13.628.433/0008-04

Ilhéus,  25 de janeiro  de 2012.

FESTA EM LOUVOR A SÃO PAULO APÓSTOLO

Terminaram na noite de ontem (25) os festejos em louvor a São Paulo Apóstolo, padroeiro da Av. Princesa Isabel, em Ilhéus.
Foram dez dias de festa, onde a comunidade recebeu muitos fiéis, visitante e outras comunidades convidadas. Durante a programação recebemos a visita de vários padres e palestrantes, dentre eles: PADRE MIRO, PADRE ADEMIR, PADRE MARCOS, PADRE EDNILSON VIVAS, PADRE PAULINHO, Prof.ª CIDA, KITA E ESPOSO, ELZA MUNIZ.
O tema da festa deste ano foi: DEUS QUER, O HOMEM SONHA E A OBRA NASCE, que foi amplamente debatido entre palestrantes e comunidade. Os padres por sua vez em suas homilias sempre destacavam o desempenho da comunidade em ajudar para que o objetivo do tema da festa obtenha êxito.
Por outro lado destacamos o excepcional desempenho da comissão de festa, formada pela Pastoral do Dízimo da Capelania São Paulo Apóstolo que foi o principal destaque desta festa, trabalhando sempre com muita dedicação. A equipe foi formada por: NATALICE, TIA ROSA, VERÔNICA, JAMILLE, CRISTINA, JORGE DA HORA, TINA, RITA, ANDRÉA, HELOISA, SOFIA, SUELY, ADRIANA, ÍCARO, MAYARA, VÂNIA E JACKELINE.
Segundo palavras do padre responsável pela Capelania, PADRE CRISTO, “a festa foi um sucesso total, e aproveita para agradecer às pessoas que moram na Praça Castro Nery, pelo apoio dado durante todas as noites, fornecendo energia, água, limpando a praça e muita generosidade”, principalmente por parte dos evangélicos que ali residem como ELIENE, ANANIAS E SUA ESPOSA, DONA ZIZA, entre outras.
Durante todas as noites após as celebrações a praça se transformava numa grande lanchonete ao ar livre para venda de lanches diversos, acarajé e abará, pizzas, churrasquinhos, tortas doces e salgadas, caldos, refrigerantes, etc. Houveram shows com artistas regionais que animam as festas em nossa cidade ( IVAN MORAIS, BEBETO, TUDO AV, LANGERRY DE PATRICINHA...)
NA ÚLTIMA NOITE (DIA 25) a celebração foi presidida pelo bispo DOM MAURO que destacou a importância da Capelania para a Diocese de Ilhéus. O seu crescimento e da sua luta para se tornar Paróquia o mais breve possível, nesta data ele estava comemorando 41 anos de Ordenação Presbiterial, onde recebeu da comunidade uma calorosa homenagem e se comprometeu em levantar um estudo para transformar a Capelania em Paróquia.
O Padre CRISTO por sua vez destacou durante toda festa a importância da comunidade da Princesa Isabel na união para a construção não só da nossa igreja , mas também na concretização do objetivo maior que é exatamente dessa transformação em PARÓQUIA.
“Estamos caminhando a passos largos para que isso aconteça, precisamos muito dessa transformação, para que os benefícios tão esperados pelos moradores locais apareçam, tais como: posto médico, asfaltamento e calçamento de qualidade, urbanização e segurança.”

PARABÉNS COMUNIDADE PELA GRANDE FESTA. ESTAREMOS DE VOLTA COM MAIS UM FESTEJO A SÃO PAULO APÓSTOLO NO PRÓXIMO ANO. DEUS ABENÇOE A TODOS.


Fonte: Pessoas da Comunidade!


quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Oração da Campanha da Fraternidade 2012


Senhor Deus de amor,
Pai de bondade,
nós vos louvamos e agradecemos
pelo dom da vida,
pelo amor com que cuidais de toda a criação.
Vosso Filho Jesus Cristo,
em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos
e de todos os sofredores,
sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.
Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.
Guiai a vossa Igreja, para que ela,
pela conversão se faça sempre mais,
solidária às dores e enfermidades do povo,
e que a saúde se difunda sobre a terra.
Amém.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

COMISSÃO PREPARA O 14º ENCONTRO NACIONAL DE PRESBÍTEROS


“A Identidade e a Espiritualidade do Presbítero no Processo de Mudança de Época”. Este é o tema do 14º Encontro Nacional de Presbíteros, que acontecerá em Aparecida (SP), nos dias 1 a 7 de fevereiro de 2012.
O 14º Encontro será eletivo, quando os presbíteros delegados das dioceses do Brasil escolherão a futura nova presidência da CNP para o quadriênio de 2012 a 2016.
Segundo o presidente da Comissão Nacional dos Presbíteros (CNP), padre Francisco dos Santos, o padre João Batista Libânio, em continuidade aos temas propostos nos 13 ENPs passados, realizados nesses 25 anos, “apresenta-nos um extraordinário subsidio para estudo, em preparação ao 14º ENP, à luz do tema do encontro e seguido do lema “Escolhido entre os homens e constituído em favor da humanidade”.
“Nós, da atual presidência do CNP, somos muitíssimos agradecidos à CNBB, à Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, aos bispos e irmãos presbíteros que nos acolheram e nos ajudaram, nestes quase quatro anos, na condução deste importante organismo de comunhão dos presbíteros da Igreja do Brasil, vinculado à CNBB”, disse o padre Francisco dos Santos.

AGENDA CATÓLICA MUNDIAL PARA...

A comemoração do 50.º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II com um 'Ano da Fé' e a realização de um Sínodo dos Bispos sobre a 'Nova Evangelização' são pontos centrais da agenda católica mundial para 2012.
Para o teólogo João Duque, presidente do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa (UCP), considera que estes são momentos que podem promover uma "redescoberta da identidade".
"Penso que estes 50 anos de distância nos permitirão uma reflexão que conduza o Concílio aos seus núcleos fundamentais e permita compreender quais os seus contributos para a profunda transformação da Igreja, no permanente caminho de aproximação à sua identidade e aproximação ao mundo, para o qual existe", sublinha o especialista, em texto publicado no semanário Agência ECCLESIA.
"Nessa redescoberta, considero fundamental a orientação da fé, pois é nela que se encontra a base da correta ou incorreta realização do que pretendeu o Concílio", acrescenta.
Bento XVI anunciou, em outubro deste ano, a convocação de um 'Ano da Fé' entre outubro de 2012 e novembro de 2013, para assinalar os 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II (1962-1965).
Na carta apostólica 'A porta da fé', o Papa explica os objetivos da iniciativa: "Pareceu-me que fazer coincidir o início do ano da fé com o cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II poderia ser uma ocasião propícia para compreender que os textos deixados em herança pelos padres conciliares".
Também em 2012, de 7 a 28 de outubro, vai ter lugar a 13ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, dedicada ao tema "A nova evangelização para a transmissão da fé cristã".
O texto preparatório desta reunião magna destaca que, desde o Concílio Vaticano II até hoje, "a nova evangelização se propôs, cada vez mais com maior lucidez, como o instrumento" para enfrentar "com os desafios de um mundo em acelerada transformação".
Elias Couto, editor da revista digital 'Cristo e a Cidade' (www.cristoeacidade.com) e colaborador habitual da Agência ECCLESIA, sublinha a "crise da fé", na Europa, e diz que "a criação do Conselho Pontifício para a Nova Evangelização, por Bento XVI", juntamente com a realização do próximo Sínodo, representam "uma tentativa de «forçar» o andamento", dada a "urgência da situação".
"Não se trata de uma estratégia, mas do regresso à originalidade da fé e à capacidade de síntese que fez das primeiras Igrejas poderosos focos geradores de cultura, uma cultura nova que reinventou o mundo antigo", assinala, acrescentando que "a nova evangelização é um dever da Igreja face à antiga Europa cristã".

Fonte: CNBB.org.br