Título do Blog

Mensagem de Boas Vindas

ADVERTÊNCIA NA BÍBLIA

" ALEGRAI-VOS SEMPRE, ORAI SEM CESSAR. POR TUDO DAI GRAÇAS, POIS ESTA É A VONTADE DE DEUS A VOSSO RESPEITO, EM CRISTO JESUS. NÃO EXTINGAIS O ESPÍRITO; NÃO DESPREZEIS AS PROFECIAS. DISCERNI TUDO E FICAI COM O QUE É BOM. GUARDAI-VOS DE TODA ESPÉCIE DE MAL" (1Ts 5,16-22).




segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Rio2013: como o governo brasileiro vê o evento?

Cardeal Stanislaw Rylko
O Cardeal Stanislaw Rylko, presidente do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), órgão responsável pela organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Vaticano, chegou nesta segunda-feira ao Rio de Janeiro. Ele ficará na cidade durante cinco dias, onde participará de reuniões com os representantes do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), além de um encontro com representantes de movimentos jovens e comunidades novas do Rio. Na programação, ele irá visitar possíveis locais da cidade que poderão receber os eventos oficiais da JMJ Rio2013.
No dia 2 de março, às 11h, o Cardeal Rylko e o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, darão uma coletiva de imprensa onde farão um balanço das atividades realizadas pela Comitiva do PCL durante a visita ao Rio. A coletiva será no edifício João Paulo II, na Glória. Acompanhando o Cardeal Rylko, estão no Brasil uma comitiva com mais três representantes do PCL: padre Eric Jacquinet, responsável pela Seção Jovem; Marcello Bedescci, presidente da Fundação João Paulo II para a Juventude e padre João Wilkes Chagas. Acompanha ainda a comitiva o Padre Deshoniana, Anísio José.
Entretanto, uma das etapas principais da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é a acolhida aos peregrinos que virão de todas as partes do mundo. No segundo Domingo da Quaresma, este ano dia 4 de março, será lançada nas paróquias da Arquidiocese do Rio a Campanha de Hospedagem para a Jornada Mundial da Juventude Rio2013. Segundo a responsável pelo Setor de Hospedagem, irmã Graça Maria, CNSB “as hospedagens serão em casas de família, paróquias, escolas públicas e particulares, ginásios poliesportivos, casas de festas, centros comunitários e outros locais que sejam seguros e cobertos para que o peregrino possa ser alojado para pernoite. As famílias poderão se cadastrar no portal: www.rio2013/pt/hospedagem
E da parte do governo como está sendo visto este evento que está mobilizando as dioceses e paróquias de todo o Brasil. Quem nos responde é o Ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

"BOTA PRA FERVER" BLOCO 20 COMER

Foi muito bom!!!

A tarde do último domingo na Praça Manoel Castro Nery, na Princesa Isabel recebeu aproximadamente 600 pessoas que se divertiram bastante ao som do cantor Bebeto e sua Banda. 

Ali foi realizado o 1º Grito de Carnaval do Bairro, alias esse local já está virando ponto turístico em Ilhéus, apesar de ficar numa região considerada periférica. 
A realização deste evento foi da Associação 20 Comer e do bloco carnavalesco que leva o mesmo nome.

O bloco que por sinal vai sair no próximo domingo de carnaval com cerca de 2000 mil foliões e que tem à frente o competente presidente Antônio Roberto (TONHO), vêm mais uma vez trazer a alegria que está faltando no carnaval de Ilhéus, com sua irreverência, segurança, gente bonita e esse ano contando com um serviço inédito que é o acompanhamento de uma ambulância.
Foi muito divertido, as pessoas presentes puderam contar com serviço de bar, lanchonete, venda de caldos e do tradicional espetinho.
O presidente ao final anunciou que a festa já está mantida para o próximo ano.

"Estamos esperando por todos vocês que desejam participar de um bloco que transmite paz e que trabalha com responsabilidade. VENHAM BRINCAR COM A  GENTE" (palavras do presidente Tonho)

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

FESTIVAL DE CALDOS

A Capelania São Paulo Apóstolo, promoveu na noite desta quinta-feira um delicioso festival de caldos.
O evento faz parte de uma série de outros que ja aconteceram e qque ainda vão acontecer ao longo deste ano. Esses eventos sendo organizados para arrecadar verbas que possibilitem ajudar na reconstrução e reforma da igreja de São Paulo Apóstolo do bairro da Princesa Isabel em Ilhéus.
O festival aconteceu na praça Manoel Castro Nery (NEZINHO) na Princesa Isabel.
Alí foram servidos diversos tipos de caldo: Caldo de Carne, Caldo de Camarão, Caldo de Ainpim e outros
Além dos caldos as pessoas presentes tiveram a oportunidade de ouvir o melhor da música popular brasileira com: PAULO HENRIQUE, LUISINHO BRASIL, TÁCIO, NÓY, AUTRAN entre outros.
Presenças importantes neste evento: PADRE CRISTO, responsável pela capelania; A COMISSÃO DO BLOCO 20 COMER; O PESSOAL DA PASTORAL DO DÍZIMO, enfim várias outras.
Durante o festival, apesar da falta da PM por causa da greve, contamos com a segurança de policiais civís
A COMUNIDADE AGRADECE A TODOS PRESENTES. "SUCESSO TOTAL". 

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Alto de São Sebastião festeja Nossa Senhora de Lourdes


Com o tema “Por uma Igreja em estado permanente de missão”, a comunidade do bairro de São Sebastião iniciou, na última quinta-feira (2), as homenagens à sua padroeira, Nossa Senhora de Lourdes. Além de novena, que segue até o dia 11, sempre às 19 horas, na igreja que leva o nome da santa, a festividade conta com noite de ofertas de alimentos não perecíveis que serão doados às entidades assistenciais, participação de corais e grupos religiosos de outras comunidades de Ilhéus e barracas para a venda de guloseimas.
Nesta quarta-feira (8) a novena apresentou o tema “Uma igreja missionária vai ao encontro dos afastados, anuncia a justiça e favorece a vida” e prestou homenagem aos grupos da “melhor idade”. O Coral Dom Eduardo foi o convidado da noite, em que o açúcar foi o alimento. Já na quinta-feira (9) o tema a ser debatido entre a comunidade é “O mundo tem sede e fome da Palavra de Deus e precisa escutar a voz de Cristo entre outras vozes”. A oitava noite de louvor terá ministros e ministérios como homenageados e a Legião de Maria como convidada. A oferta do dia é carne seca.
“Maria, Mãe e Serva, modelo dos discípulos missionários” é o tema da novena na sexta-feira (10), noite em que todos os devotos e amigos de Nossa Senhora de Lourdes serão homenageados. A última noite antes do ponto alto das homenagens à santa terá como convidado o grupo Mãe Rainha e o leite em pó como alimento a ser doado. No sábado (11), data dedicada à santa, a programação será iniciada à meia-noite com alvorada de fogos. Á tarde, a partir das 17 horas, a caminhada de fé, que percorrerá as principais ruas do bairro, será encerrada com missa solene na igreja N. S. de Lourdes, às 19 horas, presidida pelo bispo Diocesano de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Logomarca da JMJ Brasileira é Lançada Oficialmente

“Cidade maravilhosa, cheia de encantos mil! Cidade maravilhosa, coração do meu Brasil”! Este trecho da canção “Cidade Maravilhosa”, de André Filho, que é tão conhecida pelos brasileiros, representou bem o que a logomarca da Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro quis transmitir: em 2013, o Cristo Redentor com os braços abertos receberá uma multidão de jovens que estarão unidos em um só coração, em uma só fé de 23 a 28 julho de 2013.

A Logo, em formato de coração, o coração do discípulo, traz na parte superior, em verde, o Pão de açúcar, um dos cartões postais do Rio de Janeiro. Na parte inferior, em azul, o litoral brasileiro. No centro, em amarelo, o Cristo Redentor.
A cruz à esquerda é uma demonstração de que o Brasil desde suas origens nunca deixou de ser a ‘Terra de Santa Cruz’ e representa ainda a cruz peregrina que percorre todas as dioceses do Brasil.
Além de referências à cidade do Rio de Janeiro, a logomarca representa Jesus que no alto da montanha se dirige aos seus discípulos, episódio narrado em Mateus 28,19: "Ide e fazeis discípulos entre todas as nações", o tema da Jornada Mundial da Juventude 2013.

Autor da logomarca
Foi um jovem de 25 anos o criador da logomarca vencedora da Jornada Mundial da Juventude do Rio. Gustavo Huguenin, que é formado em Design Gráfico, é natural do município de Cantagalo, região serrana do Rio de Janeiro e faz parte da paróquia do Santíssimo Sacramento, da diocese de Nova Friburgo.


Evento de lançamento
O evento de lançamento da logomarca oficial aconteceu nesta terça-feira, 07 de Fevereiro, às 20h00, no auditório do edifício João Paulo II, no Rio de Janeiro, onde fica a sede do comitê oficial. A cerimônia reuniu mais de 100 bispos e membros da equipe organizadora da Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro 2013, além de autoridades e representantes da sociedade. 
“Nós estaremos ajudando o mundo a ter valores novos. Nós também estaremos fazendo um trabalho importantíssimo para a sociedade amanhã. Temos a grata alegria, mas uma grande responsabilidade também”, enfatizou o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta.

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO BISPO DIOCESANO 06/02/2012

O Nosso Bispo Dom Mauro Montagnoli, vem a público esclarecer alguns fatos decorrentes a respeito de uma "outra denominação cristã"., que se apresenta em nossa Diocese e acima de tudo em nossa Cidade de Ilhéus. Leia o artigo abaixo...


DOM MAURO MONTAGNOLI CSS
BISPO DE ILHÉUS
Avenida Central, 1181 – Jardim Savóia CEP 45658-260 Ilhéus – BA
 Telefone (73) 3639-1844 - e-mail: dommauro@gmail.com

Nota de Esclarecimento

Dom Mauro Montagnoli, CSS, Bispo da Diocese de Ilhéus, para “o maior bem das almas”, vem a público esclarecer o que segue:
1. O senhor Nildemar Andrade Santos, RG 2482433 SSP/BA e CPF 182038175-72, está suspenso de todos os atos do poder de ordem e de regime e do exercício das funções inerentes ao ofício de padre, e se demitiu do seu estado clerical na nossa Igreja Católica Apostólica Romana, e está impedido de celebrar os sacramentos e os sacramentais.
2. Ele se filiou à Igreja Católica Apostólica de Comunhão Anglicana do Cone Sul da América, Diocese do Recife, que é uma dissidência da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, a legítima representante dos anglicanos no Brasil.
3. A Igreja Católica Apostólica de Comunhão Anglicana não é a mesma coisa que a Igreja Católica Apostólica Romana. Ela é um cisma, uma separação.
4. Cisma é a recusa de sujeição ao Sumo Pontífice, o Papa, ou de comunhão com os membros da Igreja a ele sujeitos, os bispos, de acordo com o cânon 751 do Código de Direito Canônico.
5. O cismático incorre em excomunhão latae sententiae, de acordo com o cânon 1364 § 1. Quem comete esse ato é excomungado, isto é, fica automaticamente fora da comunhão eclesial.
6. O senhor Nildemar Andrade Santos praticou o cisma. Ele está fora da comunhão com o Papa e o Bispo diocesano.
7. Quem o segue também incorre em excomunhão porque está abandonando a fé católica e aderindo a outra confissão religiosa.
8 Quem participa das celebrações promovidas pelo senhor Nildemar Andrade Santos está impedido de receber os sacramentos, ser padrinho ou madrinha de batismo, crisma e matrimônio, e de exercer qualquer ofício como ministro extraordinário da sagrada comunhão ou da palavra, coordenador ou coordenadora de associação religiosa, movimento ou pastoral na nossa Igreja Católica Apostólica Romana.
Jesus fala no evangelho que aquele que não der ouvidos à igreja, “seja tratado como se fosse um pagão ou publicano” (Mt 18,17). São Paulo na carta aos romanos diz: “Rogo-vos, irmãos, acautelai-vos dos que provocam dissensões e escândalos, contrariando o ensinamento que aprendestes; afastai-vos deles. Esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, mas ao próprio ventre. Com um palavreado bonito e lisonjeiro, enganam os simples” (Rm 16,17-18). E São João escreve: “Se alguém chega até vós trazendo outra doutrina que não esta, não o recebais em casa, nem o cumprimenteis. Pois quem o cumprimenta participa de suas obras más” (2Jo 10-11).
Esta nota seja lida em todas as paróquias e comunidades na diocese de Ilhéus e afixada na cúria diocesana e em todas as igrejas e capelas.
Ilhéus, 06 de fevereiro de 2012

Dom Mauro Montagnoli CSS
Bispo diocesano de Ilhéus


Fonte: http://www.diocesedeilheusba.com

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Preconceituosos são menos inteligentes, diz estudo

O estudo revela que crianças com baixo QI estão mais dispostas a realizar atitudes preconceituosas quando se tornarem adultas

Neonazistas nos EUA
Neonazistas nos EUA: pesquisa aponta que eles seriam menos inteligentes

São Paulo - Um estudo feito pela Universidade de Ontario, no Canadá, parece ser bastante provocador. A pesquisa chegou à conclusão de que pessoas menos inteligentes - sim, isso é um eufemismo - são mais conservadoras, preconceituosas e racistas.
O estudo revela que crianças com baixo QI estão mais dispostas a realizar atitudes preconceituosas quando se tornarem adultas. A pesquisa foi publicada na revista Psychological Science
A descoberta aponta para um ciclo vicioso, em que esses adultos com pouca inteligência ‘orbitam’ em torno de ideologias socialmente conservadoras, resistentes à mudança e que, por sua vez, geram o preconceito.  
As pessoas menos inteligentes seriam atraídas por ideologias conservadoras, segundo o estudo, porque oferecem ‘estrutura e ordem’, o que dá um  certo ‘conforto’ para entender um mundo cada vez mais complicado. 
"Infelizmente, muitos desses recursos também podem contribuir para o preconceito", disse Gordon Hodson, pesquisador chefe do estudo, ao site Live Science
 Ele salientou ainda que, apesar da conclusão, o resultado não significa que todos os liberais são ‘brilhantes’ e nem que todos os conservadores são ‘estúpidos’. A pesquisa é um estudo de médias de grandes grupos, disse Gordon Hodson. 

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Liminar garante acesso de crianças com menos de seis anos ao ensino fundamental

Matrícula garantida


A Justiça Federal na Bahia garantiu a matrícula no ensino fundamental de crianças com menos de seis anos de idade, desde que comprovada sua capacidade intelectual por meio de avaliação psicopedagógica a ser realizada pela entidade de ensino. A liminar, assinada no último dia 23, foi requerida pelo Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) por meio de uma ação civil pública proposta uma semana antes, e é válida somente nos municípios que integram a Subseção Judiciária da Bahia. A União terá que divulgar o teor da liminar para a Secretaria de Educação do Estado da Bahia e em todas as Secretarias de Ensino dos municípios que compõem a Subseção, além de reabrir a matrícula nas escolas públicas municipais, estaduais e na rede privada, especificamente para as crianças que se enquadrem nesta situação e que tiveram a matrícula negada.

Em 14 de janeiro de 2010, o Conselho Nacional de Educação (CNE), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), editou a Resolução nº 01, atribuindo interpretação restritiva aos novos dispositivos da Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB). A resolução estabeleceu que somente terão acesso ao primeiro ano do ensino fundamental crianças com seis anos de idade completos até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula. Segundo essa mesma resolução, as crianças que completarem seis anos após essa data deverão ser matriculadas na pré-escola.

Para o MPF, a restrição vai de encontro ao artigo 208 da Constituição Federal, que garante o acesso aos níveis mais elevados do ensino de acordo com o desenvolvimento intelectual de cada um. O MPF entende que o critério objetivo não pode ser considerado absoluto e o único a permitir ou não o acesso ao ensino fundamental, pois não leva em consideração indicadores de ordem subjetiva, como a capacidade de aprendizagem e o amadurecimento pessoal da criança. Ao contrário, a resolução trata todas as crianças da mesma forma sem considerar as peculiaridades de cada uma. “Não há no texto constitucional qualquer critério restritivo relativo à idade”, afirmam os procuradores da República Domenico D´Andrea Neto (procurador Regional dos Direitos do Cidadão) e Melina Flores.

Na liminar, a Justiça Federal acolheu o argumento do MPF ao entender que a resolução viola diretamente o princípio constitucional da Igualdade para o acesso à escola (art. 206, I). Para o Judiciário, o limite de idade contido na resolução “não encontra amparo legal ou constitucional, além de se mostrar irrazoável, tendo em vista que, o critério puramente etário, não pode balizar a maturidade e o desenvolvimento necessários para uma criança ingressar no primeiro ano do ensino fundamental”. A decisão só é válida na Subseção Judiciária da Bahia, pois outras unidades do MPF/BA, a exemplo de Vitória da Conquista e Barreiras, ajuizaram ações semelhantes.

Municípios que compõem a Subseção Judiciária da Bahia (área territorial correspondente à de competência das Varas da Justiça Federal em Salvador): Acajutiba, Alagoinhas, Aporá, Araçás, Aramari, Aratuípe, Cachoeira, Camaçari, Candeias, Cardeal da Silva, Catu, Conde, Cruz das Almas, Dias D'Avila, Dom Macedo Costa, Entre Rios, Esplanada, Itanagra, Itaparica, Jaquaripe, Jandaíra, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Muniz Ferreira, Muritiba, Nazaré, Pojuca, Rio Real, Salinas da Margarida, Salvador, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, São Felipe, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passe, Saubara, Simóes Fílho, Vera Cruz.

O medo e a insegurança decretam feriado em Ilhéus nesta quinta

Centro Histórico de Ilhéus, hoje, ao meio-dia

Crédito: JBO
Não é apenas o comércio do centro de Ilhéus que fechou as portas na manhã desta quinta-feira (02) como medo de arrastões. Estabelecimentos em bairros populosos da periferia, como Nelson Costa (norte) e Teotônio Vilela (oeste), também estão sem funcionar. Desde as 11 horas, quando foi iniciada uma onda de boatos sobre possíveis ataques, a cidade se recolheu e áreas, normalmente com movimentos significativos de pessoas e carros, mais pareciam o cenário do abandono.
Tudo começou pelo centro. Uma correria generalizada no Cerntro Histórico de Ilhéus, às 11h15min, assustou comerciantes, trabalhadores e turistas. Depois, a crise se estendeu a vários pontos da cidade. Alguns, boatos não confirmados. Outros, segundo testemunhas, ataques reais de bandidos, inclusive, alguns, fortemente armados.
Com a greve da PM, agentes da Polícia Federal ganharam as ruas do centro. A Secretaria Municipal de Turismo, para garantir a integridade física dos passageiros de um transatlântico aportado em Ilhéus, anunciou toque de recolher. Vans, ônibus e taxis fizeram a operação de retorno do Porto. Mas alguns turistas, bastante assustados, só aceitaram deixar estabelecimentos comerciais - onde haviam buscado proteção - com a presença de homens da Guarda Municipal, que tentavam auxiliar na operação.
No Malhado, houve tiros para o alto por parte de seguranças de um supermercado. Nas imediações da avenida Esperança, os boatos eram de saques em residências e assaltos à motoristas que passavam pelo local. Apesar de todas estas informações, parte das autoridades que estavam nas ruas de Ilhéus atribuia a situação a uma "onde de boatos provocada pelos policiais grevistas".
A Prefeitura anunciou que não abrirá mais as portas no dia de hoje. Os festejos pelo Dia de Iemanjá, sempre um evento importante no calendário turístico da cidade, foram esvaziados. Pouca gente arriscou a permanecer na praça Dom Eduardo onde estavam sendo depositadas as oferendas. A pedido do comando local da PM foram cancelados os festejos profanos do evento. A princípio está mantida para o final da tarde a procissão marítima.
Durante a manhã de hoje, Ilhéus viveu o caos. Ao meio-dia, por exemplo, a imagem do centro comercial era desoladora. Um dia, sem dúvida, para ser esquecido.
Abaixo, alguns flagrantes registrados por nossa equipe na área central de Ilhéus. Para ampliar cada uma das fotos, basta clicar sobre elas.


Matéria do JORNAL BAHIA ONLINE


Centro Histórico de Ilhéus, hoje, ao meio-dia



Polícia Federal foi para as ruas conter onda de violência



Turistas foram retirados das ruas



Muitos optaram pelo taxi para deixar a área tensa



Muitos aguardaram transporte em grandes grupos



Festa de Iemanjá esvaziada



Flagrante do momento em que as lojas eram fechadas



Turistas buscam abrigo diante da ameaça de saque



Desolada, baiana prevê fracasso da festa de Iemanjá


quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Estado libera 2 milhões de reais para recuperar o Aterro do Itariri, em Ilhéus



Hoje o aterro é um lixão

Crédito: Ascom

O aterro sanitário de Itariri, em Ilhéus, vai receber intervenções que contemplam a recuperação da estrutura física e ambiental, além de garantir a pré-operação do equipamento que atende também ao município de Uruçuca. A ordem de serviço para a medida, que representa um investimento de cerca de R$ 2 milhões,  foi assinada nesta quarta feira (25), na sede da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), pelo presidente da companhia, Milton Villas-Bôas.

Na ocasião, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, destacou o apoio da equipe técnica da Superintendência de Resíduos Sólidos (Sures), ressaltando o trabalho desenvolvido para a recuperação do aterro e o aumento da renda dos catadores de materiais recicláveis a partir da inserção social. Villas-Bôas enalteceu a importância da obra que irá proporcionar a correta destinação e tratamento dos resíduos, beneficiando mais de 200 mil pessoas, além de enumerar outras intervenções sob a responsabilidade da companhia, em parceria com a prefeitura municipal, como a pavimentação de ruas e a urbanização de áreas carentes de infraestrutura.

Seguindo a linha estabelecida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), o Governo do Estado prioriza a formação de consórcios públicos que atuem de forma integrada para o desenvolvimento sustentável dos municípios baianos. Desta forma, a Conder, através da Diretoria de Equipamentos e Qualificação Urbanística (Diurb), desenvolve ações que estimulam a implementação de um modelo tecnológico de manejo de resíduos sólidos e o fortalecimento das cooperativas de materiais recicláveis.


Conselheiros da APA da Lagoa Encantada e rio Almada querem mais apoio do governo

Conselheiros da APA

Crédito: Ascom

Uma Comissão do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental da Lagoa Encantada e Rio Almada reuniu-se com representantes da Diretoria de Unidade de Conservação – DIRUC, do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Governo do Estado da Bahia, em Salvador, para reivindicar mais apoio e participação na gestão daquela unidade. As principais demandas apresentadas foram: a) nomeação de um gestor governamental; b) apoio logístico e financeiro para a realização de reuniões ordinárias e extraordinárias e c) cumprimento das promessas elencadas pela Secretaria na ocasião da posse dos conselheiros, ocorrida em 2011, em benefício das unidades de conservação do Estado. O Secretário Executivo do Conselho Gestor, Marcos Luedy fez um relato das dificuldades existentes na gestão da Apa enfatizando que a “ausência de políticas públicas enfraquece o enfrentamento das demandas socioambientais". 
Jeanne Sofia Florence, responsável pela Diretoria de Unidade de Conservação afirma que existe um compromisso em nomear um novo gestor para a APA "e para isso temos duas alternativas: uma em curto prazo que é a indicação de um técnico de carreira do nosso quadro. Em médio/longo prazo, a realização de um concurso público onde essa carência seria suprida" O Coordenador de Gestão de UCs, Leonardo Euler Santos convidou a Comissão para uma próxima reunião, no começo de fevereiro, para discutir com a Coordenação de Interação Social  a agenda de reuniões e os recursos necessários para sua realização. "Queremos estar presentes na primeira reunião de 2012 do Conselho Gestor da Apa da Lagoa Encantada e Rio Almada e participar da construção democrática desse processo de desenvolvimento sustentável regional", disse Leonardo. Os conselheiros Marcio Barbosa (Setor Público) e Marcelo Dantas (Setor Empresarial) também fizeram parte da Comissão.          . 

Memorial Adonias Filho recebe doação de acervo bibliográfico

Parte do acervo que passa a integrar a biblioteca do memorial

Crédito: Ascom

A comunidade sulbaiana conta, agora, com mais uma opção de boa literatura e arte, disponível nas instalações do Memorial Adonias Filho, em Itajuípe. A Associação Brasileira de Apoio aos Recursos Ambientais – Abará, por intermédio da produtora cultural Déa Márcia Federico, conseguiu uma doação inédita de livros selecionados dos acervos de quatro fundações importantes: a  Odebrecht, Casa de Jorge Amado, Pierre Verger e Pedro Calmon.
Déa Federico, que trabalhou na organização e inauguração do Memorial afirmou que "é um prazer contribuir para o fortalecimento da cultura no sul da Bahia, especialmente com as instituições parceiras como a Abará e a Prefeitura Municipal de Itajuípe, em especial a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte".  Além dos livros ela conseguiu, também, a doação de dois armários para a área administrativa do Memorial. 
Leandro Junquilho, diretor de Cultura do município, disse que "o material ofertado é de extrema qualidade técnica e literária constituindo uma excelente aquisição para pesquisa e leitura dos nossos estudantes e visitantes". A Diretora do Memorial, Silmara Oliveira enfatizou que o acervo doado já está sendo catalogado criteriosamente "e só temos a agradecer o empenho e simpatia dessas pessoas que nos visitam –  em especial Déa Federico – e se apaixonam pelo trabalho que está sendo realizado no Memorial em benefício da preservação do patrimônio material e imaterial do escritor Adonias Filho".  Para o ano de 2012 os representantes da instituição já estão elaborando uma proposta de atividades a ser realizada com ênfase especial para a rede municipal de ensino.

´Pura comédia´ no Teatro Municipal de Ilhéus neste fim de semana

Críticas à sociedade, com humor

Crédito: Divulgação

A Cia Casa Aberta de Teatro (CCAT) estreia o espetáculo “Pura Comédia” nesta sexta e sábado (3 e 4), no Teatro Municipal de Ilhéus, às 20h. Haverá também a gravação do primeiro DVD do grupo. O elenco da CCAT promete ao público uma noite de gargalhadas, como diz o slogan da peça “Quem não rir, não paga!”
 
O espetáculo é formado por sete esquetes que fazem inteligentes críticas à sociedade, além de revelar um humor escondido em várias situações do cotidiano. O texto de “Pura Comédia” é assinado por Guimarães Neto, que é também diretor do espetáculo. O palco é dividido entre cinco atores da CCAT: Ruy Penalva (prêmio de melhor ator no Festival Firmino Rocha, em 2010), Maurício Lima, Lucas Santana, Germano Lopes e Decco Rocha. O elenco se desdobra em mais de 10 personagens, levando a platéia a uma verdadeira “humorragia”.
 
Esta é uma realização da CCAT Produções. A equipe produção deste espetáculo é composta também por Eriksson Bastos, Fabiane Ribeiro, Aloísio Soares Lopes, Tacila Mendes, Alexandre Bulhões e Ana Lee.  Os ingressos já estão à venda por R$ 20,00 (meia R$ 10,00), na bilheteria do Teatro Municipal. Visite o site do grupo: http://www.ciacasaabertadeteatro.blogspot.com